Entendendo a luz através da Física.

Olá pessoal do Câmera Mais!
Neste meu primeiro post irei falar de fotografia e mais especificamente de luz! Luz que é o principal fator em uma fotografia, pois sem luz, nada enxergamos!
Não entrarei tão a fundo no assunto, mas serei um pouco técnico, afim de tentar realmente fazer com que o leitor desta matéria entenda melhor a luz e saiba utilizá-la a seu favor na fotografia!

Luz na física.

Segundo a física, luz é uma forma de energia radiante, formada por ondas eletromagnéticas.
Estas ondas, quando em contato com nossos órgãos visuais (os olhos), nos passam a sensação de visão!

Luz incidente e refletida.

Na fotografia, quando fazemos a fotometria (medição de luz), temos duas medições bem comuns: a de luz refletida e luz incidente.
Na medição de luz incidente, medimos a luz que chega diretamente ao objeto, sendo esta medição muito mais certeira do que a refletida. A melhor forma de fazer este tipo de medição é usando um fotômetro de mão.
Na medição de luz refletida, a luz medida é a que atinge o objeto e volta para nós. É este o tipo de medição existente nos fotômetros embutidos das câmeras.
Mais pra frente pretendo falar um pouco mais sobre fotometria de forma prática.

Reflexão, refração e absorção.

Vale lembrar que toda trajetória de luz é sempre retilínea, ou seja, ela não faz curva.

Reflexão: é o fenômeno que ocorre quando a luz atinge um objeto ou superfície e volta a se propagar.
Seguindo por este caminho, quando falamos em reflexão dos raios de luz, podemos afirmar que o ângulo de incidência é igual o ângulo de reflexão.

 

Refração: é o fenômeno que ocorre quando a luz incidente atravessa a superfície, continuando a se propagar no outro meio. Ao atravessar esta superfície, a luz não é mais refletida, e sim refratada. Estes raios refratados tem uma trajetória inclinada em relação aos raios incididos. Ocorre principalmente quando a luz atravessa objetos ou superfícies transparentes.

 

Absorção: é o fenômeno que ocorre quando luz incide na superfície, no entanto não é refletida e nem refratada, sendo absorvida pelo corpo, e aquecendo-o. Ocorre em corpos de superfície escura.

 

Apesar de ter falado da luz pelo entendimento da física, no próximo post irei dar exemplos mais práticos na fotografia de como estes fatores influenciam e muito na iluminação de uma fotografia.
Este post serve de referência para quem quiser se aprofundar mais sobre luz/iluminação. Entendendo a luz, qualquer fotografia se tornará infinitamente melhor!

Espero que tenham gostado e até o próximo post.

Fábio Sampaio

Fábio Sampaio

Autodidata e amante da fotografia, estou sempre em constante fase de aprendizado e estudo.
Fábio Sampaio

Latest posts by Fábio Sampaio (see all)

Fábio Sampaio

Sobre Fábio Sampaio

Autodidata e amante da fotografia, estou sempre em constante fase de aprendizado e estudo.
Marcado , , .Adicionar aos favoritos o permalink.